quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Imagens de uma eleição

A cobertura da vitória de Obama me deixou com alguns nós na garganta.

Primeiro, seu discurso emocionado e empolgante. Cheio de um patriotismo exagerado, como convém a todo americano, mas emocionante de qualquer forma.

Segundo, a imagem de um velho dizendo que nos últimos anos, quando viajava para fora do país, tinha vergonha de dizer que era americano e dizia que era canadense. E que agora isso ia mudar. E o fato de que ele não está sozinho. Orgulhosos dessa vitória, são mostrados negros americanos, brancos americanos, crianças indonésias, quenianos, Lula, e todos que, de certa forma, se vêem representados na história de Barack Obama.

Terceiro, a história da senhora de 106 anos que fez um esforço tremendo para ir à cabine de votação dar sua contribuição para a vitória dele. Me lembra uma história que minha mãe conta, da eleição de 2002, de uma senhora muito doente, que mal andava e tremia toda, mas queria a todo custo entrar na seção e votar no Lula -- só nele, ignorando todos os outros cargos --, e ficou desesperada porque não conseguia apertar o botão da urna e ajudar a eleger o homem em quem ela tanto confiava.

E por último, o discurso de John McCain. Esse, sim, foi um duro golpe, e eu quase não pude conter as lágrimas. O perdedor conclamou toda a nação a se unir e apoiar o novo presidente, para fazer da América um país mais forte e mais justo. Tão digno. Não pude deixar de pensar que jamais, jamais verei uma cena como essa no Brasil. Jamais.

1 comments:

Leidi Montfort disse...

nossa, eu nem sabia que tinha blog, muito menos que tava escrevendo que nem gente grande.
Nossa, os quatro anos na facu não foram em vão. aê laíse.